O prazer da pintura ao ar livre data de muito tempo, antes mesmo dos impressionistas. No Rio de Janeiro sempre foi uma atividade muito difundida. Veja, por favor, uma foto de 1990, que até considero histórica. Estão os mais destacados pintores da época. Tive o prazer e privilégio de ter alguns como colegas de pintura. Veja por favor esta foto na Ponta d'Areia.
Em 2002 começamos a formar um grupo de pintura ao ar livre, mesmo sem ter essa intenção. Fomos nos juntando naturalmente. Nosso grupo foi crescendo, bonito e de forma harmoniosa, e ficou muito grande. Em 2011, quando deixei de pintar com o grupo, cerca de cem pessoas já tinham pintado com a gente. Na sua melhor fase, mais de vinte pessoas compareciam. Não era só o prazer de pintar. Tínhamos o prazer de estar juntos. Pintamos pelos mais diversos lugares do Rio e de cidades vizinhas.
Nosso grupo participou das atividades do dia mundial de pintura ao ar livre, organizadas pela International Plein Air Painters, que ocorre anualmente num determinado fim de semana de setembro. Na primeira, tivemos nossa foto, tirada no portão de entrada da Casa da Imperatriz (Horto Florestal), divulgada pela revista Plein Air Magazine de dezembro 2004. O grupo foi também motivo de inspiração de uma bonita crônica, escrita por J. Carino, e de uma reportagem no Globo-Ilha. Fizemos duas exposições, uma no Tijuca Tênis Clube e outra no Shopping Ilha Plaza.
Em 2008, quando tínhamos uma ativa comunidade no Orkut, onde discutíamos sobre arte e técnicas de pintura (não só ao ar livre, mas de maneira geral), senti-me motivado a escrever a História do Nosso Grupo. Foram bons momentos, e suas lembranças ficarão comigo para sempre.